No mundo dos investimentos, os criptoativos se destacaram bastante desde que surgiram, em 2008. Nesse contexto, um dos ativos digitais que ficou conhecido foi a criptomoeda.
Essa é uma moeda virtual que não pode ser sacada em caixas eletrônicos, mas que serve para realizar pagamentos, compras e outras transações.
Além dela, o mercado cripto conta com outros ativos, como os tokens, que são representações digitais de um ativo. Embora eles sejam confundidos com criptomoedas, os termos não são iguais. No geral, pode-se dizer que toda criptomoeda é um token, mas nem todo token é uma moeda virtual — e ambos podem trazer oportunidades para o seu portfólio. Seguem abaixo algumas razões para comprar esta modalidade digital:
– Diversificação
Uma carteira diversificada permite mitigar os riscos do conjunto de ativos, potencializando os ganhos no médio e longo prazo. Essa estratégia é importante para que o desempenho de um investimento possa compensar eventuais resultados negativos de outros.
Caso sua carteira esteja exposta apenas a um tipo de risco, ativo ou setor, todo o portfólio pode ser afetado por acontecimentos do mercado, por exemplo. Já ao contar com ativos descorrelacionados ou que apresentam correlação negativa, é possível proteger melhor sua carteira.
– Potencial de valorização
Além da diversificação, muitos investidores se interessam pelas criptomoedas devido ao seu potencial de rentabilidade. Ao observar os ativos digitais, é possível notar que algumas alternativas passaram por valorizações expressivas desde o seu lançamento.
Por exemplo, em 2020, o bitcoin foi considerado o ativo digital que mais teve rentabilidade do ano, sendo que sua valorização superou 400%. No entanto, o maior potencial de retorno está atrelado a riscos maiores — não existem garantias de lucros e há riscos de ter perdas expressivas.
– Descentralização de funcionamento
Uma vantagem de investir em criptomoedas é sua descentralização — que ajuda a diferenciar os ativos digitais de outros investimentos. Isso significa que não existe uma instituição reguladora que faz a intermediação ou o controle de moedas digitais.
Assim, não há interferência do Governo ou Banco Central. Para viabilizar a descentralização, é comum o uso da tecnologia. Ela cria um registro público das transações e atividades realizadas. Logo, as transações são validadas por uma rede de computadores no mundo todo, dificultando a ocorrência de fraudes.
– Privacidade e autonomia
Na prática, a tecnologia blockchain preserva a privacidade e autonomia dos usuários ao realizar os registros. Para entender melhor por que isso acontece, saiba que as transações são registradas em blocos e cada uma possui um código específico (hash).
Cada bloco possui o seu código mais as informações do bloco anterior, formando uma corrente. Esse processo aumenta a segurança do sistema, pois qualquer alteração exigiria a mudança de todos os blocos anteriores. Afinal, cada transação é verificada e as ramificações possuem cópias idênticas de todo o registro.
Como todo o processo acontece em um ambiente criptografado, não há a identificação dos participantes dessas movimentações. Perceba que o processo é diferente daquele previsto no mercado tradicional, em que há registros específicos de cada pessoa que movimenta recursos.
– Internacionalização da carteira de investimentos
Além dos aspectos que você viu até aqui, uma vantagem das criptomoedas para a sua carteira é que existem opções lastreadas em ativos ou moedas estrangeiras, como o dólar. Nesse caso, elas são chamadas de stablecoins.
Ao escolher uma cripto ligada ao dólar, você garante diversificação internacional e reduz as instabilidades da sua carteira diante das oscilações do real. Inclusive, você também pode ter ganhos diante das valorizações da moeda norte-americana.
Essa estratégia também pode ser interessante, já que os Estados Unidos são uma potência econômica global. Por exemplo, muitas commodities são negociadas em dólar, como é o caso do petróleo.
– Sistema de pagamento global
Por fim, os avanços tecnológicos permitem que sistemas e atividades diárias sejam otimizados. No caso dos criptoativos, eles tendem a facilitar a transferência de recursos financeiros — inclusive entre diferentes países.
Já existem empresas de comércio eletrônico, por exemplo, que aceitam criptomoedas como forma de pagamento, facilitando a vida do consumidor. Então os usuários podem comprar produtos e serviços em todo o mundo utilizando as criptomoedas para empresas que aceitam essa forma de pagamento.
O aumento no uso das criptomoedas se deve ao fato de que essas transações não dependem de bancos para verificá-las ou confirmá-las. Ao mesmo tempo, elas são protegidas e fáceis de serem realizadas.
– Lastros Sólidos
Todos os ativos digitais precisam ter um lastro forte. Alguns utilizam moedas locais, ou lastreiam no dólar. Nosso Token PruAgro é lastreado no Agronegócio, suas atividades, produtos e tecnologia. O que faz deste novo Ativo algo sólido e que trará grandes benefícios e lucros aos seus investidores. Venha fazer parte conosco deste grandioso empreendimento que terá várias fases de valorização que serão explicadas e atualizadas no nosso Whitepaper, este documento estará sempre disponível para ser baixado em nosso site.